terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Alimentação do hamster

Olá, leitores! Não há segredo em relação à alimentação dos hamsters. Basta seguir tudo corretamente. Preparei uma lista dos alimentos que devem e não devem ser fornecidos ao hamster.

Alimentos permitidos:

Ração: É a principal fonte de alimento do seu hamster. É encontrada em quase todo petshop. Uma marca bem difundida entre os criadores é a da marca Alcon (eu particularmente não uso), embora existam outras. Escolha sempre rações especializadas a hamsters, com variedade na sua composição. Deixe sempre à disposição do hamster.

Frutas: banana (pouca quantidade), morango, maçã (sem sementes), pêra, uva (sem sementes).

Vegetais: cenoura, couve (pouquíssimas quantidades), brócolis, lentilhas, aspargo.

Proteínas: ovo cozido (cerca de um cubículo de 1 cm).

Opcionais: aveia, alfafa, amendoim.


Sempre diversifique metodicamente os alimentos fornecidos. Procure não dar nenhum outro tipo de alimento que não esteja especificado para evitar possíveis problemas de saúde em seu hamster. Não exagere nas quantidades!


Enfim, qualquer dúvida, sugestão ou observação, publique na área de comentários. Até a próxima!

10 comentários:

larissa disse...

posso juntar lentilhas na raçao do meu hamster campbells?

Felipe França disse...

Larissa, lentilhas são boas fontes de ferro! Junte sem muito exagero na ração/mistura do hamster se assim desejar. Obrigado pela visita!

Unknown disse...

Qual a marca da ração que tu usas? Alcon deu diarreia no meu hamster, to alimentando ele com sementes de girassol, aveia, cenoura, maça, banana e pedacinhos de brócolis.

Felipe França disse...

Olá, Nathália!

Eu uso um conjunto de misturas + ração de hamsters. A mistura é do grupo Pássaro Forte. Separando cada componente dos dois tipos em quantidades adequadas, eu tenho uma boa relação final.

Sabe, certifique-se mesmo que a ração da Alcon foi o motivo da diarreia no seu hamster, pois pode ter sido excesso de babana e outros tipos de alimentos propícios a isso, por exemplo.

Abraços, Nathália!

Felipe.

Drielly Priscila disse...

ola, meus hamster anao russo comem ração e dou frutas , sementes e verduras para eles tambem.

sempre mantenho o comedouro com um punhadinho de racao, eles se exercitam sempre na rodinha da gaiola e na hamball, porem estou notando que eles estao gordinhos.

o que eu posso fazer? sera que estou dando comida demais mantendo o comedouro sempre com ração?

tambem noto que eles fazem muito cocozinho, é normal?

qual forma correta de dar a raçao?
qual quantidade ideal para eles?

Felipe França disse...

Olá, Drielly!

Para ter certeza que seu hamster está realmente engordando, ao ponto de estar indo para algo mais "mórbido", deve-se saber a quantidade e o intervalo de tempo dos alimentos que não fazem parte da dieta diária do hamster(frutas, sementes e verduras, como você bem citou).

O comedouro deve estar sempre com ração! Quanto ao intervalo de tempo, eu tenho o costume de trocar a cada 3 dias, para não "modificar" muito o habitat dos meus hamsters.

Ah! Eles fazem MUITO cocô, rs. E também não impeça que ele coma suas fezes, a cecotrofia (ato de ingerir fezes) é algo muito normal e SUPER saudável para hamsters.

Globos de exercício e rodinhas são excelentes, então, creio que deves mesmo focar na quantidade e intervalo de tempo que dá as frutas, verduras, legumes aos seus hamsters! Isso é de suma importância.


Um abração,
Felipe.

Drielly Priscila disse...

ola, obrigada pelas informacoes

estou fazendo o seguinte: raçao sempre no comedouro, e troco todos as manhas...nao coloco muuuita nao...moderado.

sementes geralmente uma vez na semana, e frutas dou em um dia da semana tambem...

todos dias procuro coloca-los no hamball e eles se exercitam muito na rodinha da gaiola.
sera que esta bom?

Felipe França disse...

Olá, de novo, Drielly!

Creio que essa frequência esteja adequada! Qualquer outra dúvida, pode publicar!

Abraços,
Felipe.

Anônimo disse...

Adorei o post, mas tenho uma dúvida : Meu hamster pode comer ovo cozido, o ovo cozido contém Hormônio ????
Obrigado , Pedro Fernando

Felipe França disse...

Bem, na produção e manejo do ovo, não se utiliza hormônios propriamente ditos. No caso, se utiliza antibióticos produtores de crescimento. As diferenças entre o ovo comum (à base de antibióticos produtores de crescimento) e o caipira são poucas.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...