sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fotos: grãos e sementes em rações/misturas para hamsters

Olá, queridos leitores do Blog do Hamster Anão Russo! Vamos a mais um post bem explicativo e com adição de fotos sobre os grãos e as sementes que encontramos na maioria das rações e misturas para hamsters e outros roedores - como vocês puderam acompanhar do no post anterior, "Fotos: instalação da lâmpada incandescente", as fotos irão ajudar bastante na identificação de cada componente presente na ração/mistura.

Bom, as vezes quando queremos retirar algum componente na alimentação do nosso hamster, como quando o nosso veterinário pede, é difícil para muitas pessoas identificarem cada grão e semente contida na ração/mistura. Nesse caso, as fotos irão ajudar nesse reconhecimento.

A cada foto, vou fazer um breve comentário. Assim como no post anterior, todas as fotos são de autoria do blog. As fotos dos grãos e das sementes foram retiradas de uma das misturas para roedores que possuo. Clique nas fotos para ampliá-las.


Amendoim: Está contido em grande parte das rações/misturas para hamsters e outros roedores. Embora esteja em menor quantidade do que outros grãos e sementes, o amendoim tem uma relevante quantidade de gordura. Vale ressaltar que o amendoim presente nas rações/misturas para roedores não encontra-se torrado.


Muitos criadores optam por retirar o amendoim da ração/mistura que fornecem ao seu hamster, isso provém da possibilidade do aparecimento de um fungo, que produz uma substância prejudicial ao hamster, a aflatoxina. Sugiro que leiam o post "Hamsters e o amendoim".


Lentilhas: As lentilhas não são muito comuns, por isso eu opto por comprá-las à parte. Não é à toa que uma hamster aqui em casa tem a lentilha como alimento preferido. A lentilha, na verdade, é uma leguminosa.


Como qualquer outro componente da ração/mistura para hamsters e outros roedores, o excesso pode fazer mal, então é bom maneirar na quantidade fornecida ao seu hamster. Caso você também queira comprá-las à parte, confira na embalagem se ela está 100% natural, ou seja, sem nenhum tipo de compostos químicos, uma vez que eles podem prejudicar a saúde do seu hamster. 


Milho: O milho é muito essencial ao hamster, principalmente na boa manutenção do sistema imunológico. Além de bem maciço, o que ajuda ao hamster diminuir um pouco o tamanho dos seus dentes enquanto consome o milho.


Eu não recomendo milhos transgênicos (milhos geneticamente alterados) porque ultimamente vem trazendo problema ao sistema urinário de roedores em algumas pesquisas. Leia as informações na embalagem da sua ração/mistura e certifique-se.


Sementes de girassol: É provável que todos conheçam a semente de girassol. Ela é um "símbolo" dos hamsters. A semente de girassol é bem nutritiva, mas um tanto gordurosa. As  sementes de girassol mais comuns usadas em rações/misturas para hamster são as que você pode conferir nas duas fotos a seguir.


Essa é a semente mais comum, não é tão maciça quanto o milho, por exemplo. Mas o hamster tem de quebrar a casca, para retirar o alimento contido nela.


Essas são menores, e aparentemente vêm em quantidades exageradas. Mantenha um equilíbrio nas quantidade fornecidas ao seu hamster, isso vale também para todos os grãos e sementes presentes na sua ração/mistura.


Trigo: O trigo está presente na maioria das rações/misturas que encontramos no mercado. Por serem pequenos, podem estar em muita quantidade, equilibre a quantidade fornecida ao seu hamster.


Assim como no caso do amendoim, o trigo pode sofrer de fungos e bactérias. Sempre mantenha a embalagem da sua ração/mistura em locais frescos e secos.


Biscoitos: Os biscoitos presentes nas rações/misturas para roedores são muito bons. São duros e podem ajudar a controlar o tamanho dos dentes dos hamsters.


Existe bastante diversidade de cores e tamanhos, como você pode conferir na imagem acima.



Os grãos e sementes apresentados acima são os principais encontrados em rações/misturas para roedores. Obviamente, algumas podem conter outros componentes.


É isso aí, leitores. Espero ter sido bem claro quanto ao uso de cada grão e semente. Agora deixo pra vocês umas pequenas observações e precauções finais.


Observações & Precauções

- Sempre mantenha sua ração/mistura em locais apropriados. Locais frescos e secos são as melhores opções. Fique longe de umidade e calor excessivo. Essa atitude protege os grãos e sementes do surgimento e proliferação de fungos e bactérias - como o caso do amendoim e trigo, citados acima.

- Caso você não se sinta seguro e queira trocar um componente da ração/mistura por outro, certifique-se de que está fazendo uma troca equivalente - vide post "Alimentação do hamster".

- Sempre leia a embalagem da sua ração/mistura. Caso ela contenha algum componente suspeito, como agrotóxicos, não compre, você pode estar colocando em risco a saúde do seu roedor.

- Cuidado com grãos e sementes que sejam transgênicos, como foi dito no caso do milho, acima.

- Em muitas rações/misturas os grãos e sementes que à compõem podem estar em excesso. Sempre equilibre a quantidade de cada componente fornecido.



Leitores, espero que tenham compreendido os assuntos expostos. Qualquer dúvida publique nos comentários do post. Até a próxima!

5 comentários:

Anônimo disse...

nossssssa!!! que postagem bem legal!!!!! Parabeéns!!!

Felipe França disse...

Poxa, obrigado! Espero que tenha gostado!

fabio cardoso cortez disse...

valeu aprendi muito com suas dicas, obrigado!

Brenda Cristine disse...

Bom, estou pegando algumas das sua dicas para colocar no meu blog tudo bem? mas estou citando a fonte e coloquei o link para qualquer coisa visitarem sua página... se quiser que eu retire é so entrar em contato comigo http://familiahamster.blogspot.com.br/

Felipe França disse...

Olá!

Claro, perfeitamente!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...